Sobre a oficina
O desejo de escrever sobre a própria vida está presente em muitos de nós. São tantos acontecimentos ao longo da nossa história que registrar tudo o que passamos é uma forma de passar a limpo o rascunho de nossa identidade - seja para nós mesmos como para compartilhar com os demais.
Somos contadores de história por natureza. Por meio da comunicação evoluímos como seres humanos e transmitimos conhecimentos de geração para geração.
É também por meio das narrativas que construímos nossa identidade. Elaboramos a história de quem somos dia após dia, em meio ao contraste de como nos enxergamos e de como gostaríamos de ser.
Nesta Oficina Livre de Narrativas Autobiográficas vamos exercitar a narrativa autobiográfica de modo a ter uma visão reflexiva e aprofundada sobre toda a nossa trajetória.
Para quem é?
A oficina é voltada a todas as pessoas que buscam se conhecer melhor por meio da escrita. Também para aquelas que sentem o “chamado” de entender e registrar a própria história, a fim de guardar para si ou compartilhar com os demais. O intuito é promover uma nova visão sobre episódios da própria vida, a troca, o aprendizado, a inspiração e o autoconhecimento.
Os encontros atenderão tanto a quem deseja praticar a escrita de si para aprimoramento pessoal como a quem deseja de fato escrever um livro sobre a própria história (de memórias ou uma autobiografia) e não sabe por onde começar.
Vamos trabalhar jogos e exercícios para estimular a identificação dos principais episódios da nossa vida, encontrar nossa grande trama e aprender a melhor forma de contá-la.
Para os que buscam ir além e escrever a própria autobiografia ou livro de memórias, trabalharemos ferramentas de auxílio nessa empreitada.
Juntos, iremos aprender:
-
Como identificar as principais histórias dentro de nossa grande história
-
Técnicas para acessar nossa memória e relembrar episódios da nossa vida
-
A identificar o principal conflito/trama da nossa história (em determinado período)
-
Narrar as próprias experiências de forma verdadeira
-
Como “destravar” e conseguir escrever
-
Como estruturar as ideias para escrever
-
Como elaborar uma narrativa atrativa
-
Estruturar o rascunho de nossa própria história para escrever um livro
Inspire-se:
“Ao me colocar por escrito, apenas prolongo aquele trabalho de ‘identidade narrativa, com diz Paul Ricoeur, em que consiste qualquer vida. Ao tentar me ver melhor continuo me criando, passo a limpo os rascunhos da minha identidade (...). Aos seguir as vias da narrativa, sou fiel à minha verdade: todos as pessoas que andam nas ruas são pessoas-narrativas, é por isso que conseguem parar de pé” - Philippe Lejeune, autor de “O pacto autobiográfico”
“Todos os sofrimentos podem ser suportados se os convertermos numa história, ou se contarmos uma história sobre eles. Ser uma pessoa é ter uma história para contar” - Izak Dinesen - escritora dinamarquesa
“Na vida, a grande força do storytelling vem do seu efeito inspirador, que permite às pessoas desconstruir, analisar e reinterpretar as próprias histórias a partir de suas próprias experiências e criar, recriar, significados” - James McSill, autor de “5 lições de storytelling”
Sobre a facilitadora:
Gabriela Gasparin é jornalista, escritora, fundadora da Vidaria Livros e criadora do Blog Vidaria. Trabalhou por dez anos como repórter na imprensa, passando por redações como a do G1 (TV Globo) e dos grupos Folha e Estado. Em 2013 criou o blog Vidaria para publicar histórias de vida que colhe por aí. No projeto "Sentido da vida", entrevistou mais de 100 pessoas (confira aqui). O trabalho resultou na publicação do livro "Vidaria, uma coletânea de sentidos da vida". Atualmente escreve autobiografias como ghost writer e também livros de não ficção. Já ministrou oficinas de contação de histórias no Sesc SP e é apaixonada por ler, ouvir e contar histórias de vida.
Detalhes da oficina:
Minha vida, Minha história - Oficina Livre de Narrativas Autobiográficas
Realização: Vidaria Livros
15 vagas
Quando: De 4 de abril a 24 de maio de 2018
8 encontros
2 TURMAS: Às quartas-feiras, das 19h as 22h, em Pìnheiros
Às quintas-feiras, das 19h as 22h, na Vila Mariana
Cidade de São Paulo
Quanto: R$ 280 (à vista) ou 2 vezes de R$ 150
CONTATO
WhatsApp: 11 99555-0176
E-mail: blogvidaria@gmail.com
*