top of page

nossos livros

Conheça as obras escritas, editadas, publicadas e frutos de consultorias da Vidaria Livros

Vidaria
Vidaria: uma coletânea de sentidos da vida - 2ª edição

Qual é o sentido da vida? Em 2013, quando tinha 27 anos, a jornalista Gabriela Gasparin criou um blog com entrevistas que realizava com as mais diversas pessoas com essa filosófica indagação em busca de encontrar uma resposta para si mesma. Em 2015, foi lançada a primeira edição do livro Vidaria: uma coletânea de sentido da vida (editora Autografia) com uma seleção de 40 entre as 130 histórias que ouviu — muitas de pessoas que passaram por situações difíceis, como receber o diagnóstico de doenças graves, o que costuma mudar nossa visão sobre o viver. 


O que Gabriela não esperava era que, alguns anos depois do lançamento, se veria na pele de muitos de seus personagens: em 2018, aos 32 anos, foi diagnosticada com câncer de mama e, em 2021, descobriu uma metástase óssea em estágio inicial — que já está totalmente controlada. Os impactos causados pelo diagnóstico em sua vida foram tantos que, em julho de 2023, exatos dez anos após ter iniciado as entrevistas, ela relançou a obra com a inclusão de sua própria história — além de algumas outras colhidas posteriormente, totalizando cerca de 50 histórias na segunda edição.

Autora: Gabriela Gasparin

Editora: Vidaria Livros (2023)

TPM
Não Estou de TPM: Como séculos de regras transformaram a menstruação em tensão

Regras, dia M, aqueles dias, chico, visita. Existem tantos eufemismos para substituir a palavra menstruação, que esse evento natural há muito tempo é tido como algo “sujo” a ser escondido, rejeitado, anulado, cancelado. 


Ironicamente, vivemos numa sociedade em que, há séculos, regras patriarcais de pessoas que não menstruam ditam o tratamento que o ciclo menstrual recebe em diversas esferas da vida humana: na educação domiciliar, em consultórios médicos, nas escolas, no mercado de trabalho e nas relações sociais em geral. Via de regra, as oscilações naturais hormonais geradas por suas fases são vistas como um distúrbio a ser tratado e medicado.

 
Não estou de TPM é um grito da autora que nos instiga a refletir: estariam mesmo as mulheres — e todas as pessoas que menstruam — com algum “defeito de fabricação”? 
Certamente não, responde Érika Tolesano, que reúne nestas páginas os mais diversos argumentos, estudos e histórias para embasar o seu ponto de vista.

 

Ser uma pessoa que banca menstruar nos dias de hoje é quase um ato de resistência, defende Érika. “Menstruar é disruptivo”, diz.

Autora: Érika Tolesano

Editora: Vidaria Livros (2023)

Maju
MAJU - Caminhada de vida: Memórias sobre a liberdade de ser

Filha de uma mãe desquitada que se casou pela segunda vez com um pai comunista na década de 1940, Maju vivenciou as dores de acompanhar as perseguições políticas enfrentadas por seu pai na luta contra a Ditadura Militar no país. Então, desde pequena aprendeu a não se curvar diante de regras e imposições sociais que viessem a limitar nossas liberdades. 

 

Numa época em que vigorava o pensamento “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”, foi atrás de sua autonomia não somente no mercado de trabalho, mas em todas as esferas de sua vida. Construiu carreira profissional ascendente na Caixa, formou-se advogada e se envolveu em lutas sindicalistas. 

 

Este livro é uma autobiografia que mistura relatos vivenciais, fatos históricos e momentos que marcam os 80 anos da Maju, em uma trajetória que inspira todas as mulheres que, ainda nos tempos atuais, buscam sua liberdade de ser.

Autora: Maria Júlia Terra Teixeira Baron (com Fernanda Dorta)

Editora: Vidaria Livros (2023)

Homem da Ilha
Histórias de um homem da ilha

Antônio foi o primeiro filho de uma família de oito irmãos nascidos na freguesia de São Roque do Faial, na pequena Ilha da Madeira, uma região autônoma que pertence a Portugal.

 

Nesta obra, sua primeira filha mulher, Maria Teresa, ao resgatar a história de como seu pai e sua mãe, Olívia, emigraram para o Brasil, acabou por resgatar a trajetória de todos os seus tios paternos. Todos nasceram na Madeira, mas se espalharam pelo mundo.

 

Em uma narrativa simples e envolvente, o leitor sente-se quase como parte da família ao conhecer os rumos tomados por cada um dos oito filhos de seus avós Rita e Francisco, bem como as histórias de seus reencontros ao longo dos anos.

 

É impossível ler estas páginas sem ficar com vontade de conhecer a bela ilha de origem desta encantadora família.
 

Autora: Maria Teresa de Sousa Conçalves

Editora: Vidaria Livros (2023)

100%
100% - Como superar obstáculos e conquistar tudo 

Aos 26 anos, com um filho de poucos meses gravemente doente, um casamento falido e um total de 13 empresas quebradas, Geraldo havia perdido a fé na vida. Acumulava dívidas, uma pilha de cheques sem fundos, era agressivo e considerado intragável pela maioria das pessoas ao seu redor.

 

Nessa situação-limite, foi apresentado a um mestre de uma filosofia de vida oriental e, mesmo bastante incrédulo, resolveu visitá-lo como última tentativa de salvar seu filho. Na visita, foi recebido com perguntas que o fizeram refletir sobre aspetos que nunca havia pensado antes.

 

Neste livro, Geraldo conta a história de como, ao tentar responder tais questões, transformou-se verdadeiramente. O autor narra a surpreendente história de como, logo após o primeiro encontro com o mestre, iniciou mudanças que resultaram em uma grande virada de vida.
 

Autor: Geraldo Lopes (com Roseane Aguirra)

Editora: Vidaria Livros (2023)

Futuro doTrabalho
O Futuro do Trabalho na Justiça

Nesta obra, o ativista da inovação Ademir Piccoli, CEO do J.Ex, argumenta que a transformação do local de trabalho vai além da simples migração para espaços digitais ou da incorporação intensiva de tecnologia ao ambiente físico. E garante: o primeiro ponto em todas as mudanças organizacionais é que elas passarão por pessoas.

 

Dentro dessa perspectiva, apresenta sete chaves que toda instituição deve considerar para se adequar à nova era do trabalho. São elas: estabelecer políticas de trabalho claras; promover uma mudança de cultura; ter a compreensão de que pensar em um local de trabalho ideal não é apenas pensar no local físico; adotar tecnologias que possibilitem e sustentem as necessidades dos novos modelos de trabalho; construir um ecossistema de colaboração; promover processos de aprendizagem contínuos e, por fim, considerar o papel estratégico dos líderes.

 

A jornada é significativa, mas as decisões tomadas hoje irão reverberar no futuro, moldando a maneira como a força de trabalho se adapta e responde aos desafios emergentes.

Autor: Ademir Milton Picolli

Editora: Vidaria Livros (2023)

Fu Atacado
Fui atacado! E agora?

No dia 3 de novembro de 2020, os sistemas de informática do STJ (Superior Tribunal de Justiça) sofreram a pior invasão cibernética já empreendida contra uma instituição pública brasileira, tanto em termos de dimensão quanto em complexidade. Até aquele momento, nenhuma equipe da Esplanada dos Ministérios havia experimentado algo similar, que logo se apresentou como um dos maiores desafios já enfrentados na história do SJT.

 

Nesta obra, os autores, membros da equipe que viveu (e sobreviveu) ao episódio, narram todos os procedimentos tomados pela instituição a partir do ocorrido. Fazem isso por meio dos relatos das ações realizadas e orientações baseadas em frameworks de segurança e resoluções.

 

O intuito é tão somente contribuir com direcionamentos que apoiem reflexões capazes de transformar o cenário de proteção digital em demais instituições.

Autores: Carlos Eduardo Miranda Zottmann, Leandro Gabriel Bastos Ferreira e Rodrigo Almeida de Carvalho

Editora: Vidaria Livros (2023)

Hector Cobelo
Hector Cobelo.png
Hector Cobelo: O homem que adora viver e faz do nosso mundo um lugar melhor
Este é um livro de memórias sobre a vida do empresário Hector Cobelo, escrito para homenageá-lo após tantas realizações. Familiares, amigos e funcionários garantem: Hector faz do mundo dos que estão próximos um lugar melhor.
Hector nasceu em 1936, em Buenos Aires. Graduado em Química na Argentina, foi professor de Química na Universidade de Córdoba. Mudou-se para São Paulo em 1965 para atuar na empresa Eletroquímica. Trabalhou na Leiner, uma multinacional britânica no setor de gelatinas, onde percorreu sólida carreira, tendo se tornado sócio-proprietário da companhia anos depois. Em 1996, fundou a Gelnex, em Itá (SC), onde atuou até 2023. É pai de quatro filhos e avô de cinco netos.

Autores: Roseane Aguirra (2023)
Editora: Vidaria Livros (2023)
Top Chefs
Liderando como um top chef de sucesso: Os arquétipos de liderança e proficiência emocional para a excelência

O que líderes organizacionais podem aprender com renomados chefs de cozinha?

O coach executivo Miguel Noguerol buscou responder essa pergunta após entrevistar pessoalmente premiados chefs de cozinha ao redor do mundo durante pesquisa para sua tese de mestrado sobre liderança baseada na capacidade emocional do líder, realizada no INSEAD, uma das principais escolas de negócios do mundo.
 

Nesta obra, compartilha com o leitor os frutos dessa pesquisa. Ele chegou a três arquétipos de liderança — ancorados na capacidade emocional do líder — que servem de modelo para reflexão e inspiração para líderes organizacionais de múltiplas indústrias e áreas de atuação: Inconformista Apaixonado, Olho de Águia Determinado e Coach Confiável. 

Cada arquétipo é composto por um grupo de competências de liderança que, utilizadas em conjunto, buscam auxiliar líderes a alcançarem a Proficiência Emocional para a Excelência em seus ambientes de negócio.

Autor: Miguel Noguerol (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2023)

Escalada Corporativa
A Escalada Corporativa: Histórias do estagiário que virou presidente

No mundo corporativo, muitos desejam chegar ao prestigiado “topo” da carreira, que é assumir o posto de presidente ou CEO de uma grande organização.

 

Nesta obra, Flávio Guimarães propõe um novo olhar para essa ambição. Fruto de seus principais aprendizados ao longo de mais de duas décadas como executivo global, criou o programa de mentoria Escalada Corporativa. Nele, divide a trajetória profissional do executivo em três principais etapas: Base, Escalada e Transformação.

 

Diferentemente do que muitos podem imaginar, o topo da escalada não é simplesmente chegar a ser diretor ou CEO. Atingir o cume significa transformar o entorno, desenvolver um legado pessoal e coletivo. Isso é o que faz a liderança denominada por ele de “executivo(a)-coração”.

Autor: Flávio Guimarães (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2023)

Elisabeta
A vida de Elisabeta Schneider_Oma.jpg
A vida de Elisabeta Schneider

A obra traz a história da vida da imigrante bósnia Elisabeta Bauer Schneider, que chegou ao Brasil em 1926 acompanhada de um marido que não amava e de três filhos pequenos para criar. O livro conta a trajetória de luta dessa mulher na São Paulo do início do século XX. Elisabeta, conhecida por todos como Oma (avó em alemão) construiu um legado de sabedoria e força e é fonte de inspiração para toda a família. O livro foi escrito por Gabriela Gasparin e produzido, revisado, editado e diagramado pela Vidaria Livros.

Autora: Gabriela Gasparin

Editora: Vidaria Editora (2016)

Eliezer
Eliezer Souza Cedro - O nosso guia

Escrito pela Família Cedro, o livro homenageia Eliezer Souza Cedro, que aos 93 anos era fonte de orgulho e aprendizado para familiares e amigos. Eliezer migrou ainda jovem da Bahia para o Sudeste em busca de trabalho e melhores condições de vida. Passou por dificuldades e humilhações. Em São Paulo, abraçou as oportunidades que a vida lhe trouxe com garra e fez carreira na indústria siderúrgica. É admirado e considerado exemplo de simplicidade e honestidade por filhos, netos e bisnetos.

Parte da história foi escrita em primeira pessoa pelo próprio Eliezer. O restante, por familiares. O livro foi editado, revisado e diagramado pela Vidaria Livros.

Autoria: Família Cedro

Editora: Vidaria Editora (2016)

De Togni
Os De Togni.jpg
Os De Togni: de geração em geração

De Toni ou Detoni? Ambas são variações “abrasileiradas” do sobrenome italiano De Togni, que chegou ao Brasil ao final do século XIX, identificando as antigas gerações dessa família que atravessaram o Atlântico em busca de construir uma nova história no Brasil. Terra nova, grafia nova. Este livro é o registro desta jornada de grandes transformações para esses imigrantes: uma trajetória de determinação que acompanha até hoje os familiares, sendo transmitida de geração para geração. O empenho não foi em vão. Após muito semear, essa batalhadora família passou a colher com prosperidade os frutos do que seguem sendo plantados – assim como ensinado pelos antepassados. E qual seria o segredo do adubo utilizado pelos De Togni? Muito trabalho, fé em Deus e união.

Autoria: Eulália Antonieta De Toni Marques (com Gabriela Gasparin)
Editora: Vidaria Editora (2018)

Bonsai
A Filosofia do Bonsai

Autobiografia do empresário e palestrante Alexandre Tagawa, que enfrentou ainda criança um desafio que, cedo ou tarde, chega a cada um de nós, de diferentes formas: lidar com a dor da ausência. Ele cresceu acreditando ser filho da sua avó e nunca soube quem é seu pai. Nesta história, Tagawa revela todas as adversidades que tal lacuna causou em sua jornada e a forma que encontrou para transmutá-las e, enfim, viver em equilíbrio. A ajuda veio de uma fonte inspiradora. Este é o relato da jornada que o levou ao encontro da Filosofia do Bonsai, um conjunto de práticas para o cuidado do corpo, mente e alma. Ao compartilhar sua trajetória, Tagawa faz um convite ao leitor, o de cuidar de seu bem mais precioso: si próprio. A obra foi escrita por Gabriela Gasparin como ghost writer e publicada pela editora Vidaria Livros em 2018.

Autoria: Alexandre Tagawa (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2018)

Judiciário Ex
Judiciário Exponencial.jpg
Judiciário Exponencial: 7 premissas para acelerar a inovação e o processo de transformação no Ecossistema da Justiça 

Neste livro, Ademir Milton Piccoli nos apresenta Sete Premissas que prometem revolucionar o Ecossistema da Justiça. Inspirada nas principais referências mundiais sobre a era exponencial, esta obra nos provoca uma profunda reflexão sobre como transformar o Sistema Judiciário por meio da mudança de mindset, da promoção e do investimento na inovação tecnológica. As Sete Premissas são: Cultura Digital, Liderança, Judiciário 4.0, Cidadão no Centro, Judiciário como Plataforma, Inovação Multidisciplinar e Ecossistemas. 

Autoria: Ademir Milton Piccoli (com Bárbara Bartosiaki, Gabriela Gasparin e Janaína Gimael)

Editora: Vidaria Livros (2018)

Tiago
tudoéumaquestãodeadaptação.png
Tudo é uma questão de adaptação: Uma jornada de superação por meio do esporte e da fé

“Tudo é uma questão de adaptação” é o que o autor Tiago da Silva Vasques escuta das pessoas ao seu redor desde criança. Logo nos primeiros dias de vida, ele foi diagnosticado com paralisia cerebral e precisou se adaptar à condição de viver como uma pessoa com deficiência física, pois a doença causou limitações físicas nas suas pernas. A sábia frase virou seu lema para superar, com fé em Deus, todos os obstáculos que a vida lhe apresenta desde recém-nascido. De mantra de vida, “Tudo é uma questão de adaptação” tornou-se o título da autobiografia que Tiago escreveu para relatar sua história. Nesta emocionante narrativa, Tiago conta a jornada de superação dos próprios limites, na qual encontrou no amor verdadeiro de Deus e da família os pilares que lhe dão forças para continuar lutando pela concretização dos seus sonhos, e nos garante: “Viver é um presente de Deus. Para Ele, nada é impossível e tudo é possível ao que crê”.

Autoria: Tiago da Silva Vasques

Editora: Vidaria Livros (2019)

Moonshot
moonshotsales
Moonshot Sales: A inspiração que faltava para você alcançar resultados exponenciais com suas vendas

Qual é a chance de darmos um tiro daqui da Terra em direção à Lua e acertar o alvo? Nesta obra, Augusto Salomon adota para o universo das vendas a expressão em inglês Moonshot (ou “tiro na Lua”, em livre tradução), amplamente utilizada no mundo do empreendedorismo tecnológico. O termo é uma inspiração para se pensar em novas ideias de forma ambiciosa e inovadora, visando a avanços inimagináveis. Este livro é voltado a todos os (as) vendedores (as) que sonham grande, que buscam ir além da média, que querem alcançar resultados em grande escala com as vendas. Tudo isso sem ter medo das metas, mas sim tratando-as como aliadas, como marcos a serem superados.

Autor: Augusto Salomon (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2019)

Edu Giansante
Abrindo%2520Portas_Capa_Final_edited_edi
Abrindo Portas: Minha vida na Irlanda em busca de um propósito (e a alegria de acordar para trabalhar no sábado às 6h)

Dez anos após chegar na Irlanda, Edu Giansante percebeu que vivia dentro de uma grande bolha ilusória, que agora estourava diante de seus olhos. Depois de conquistar todos os sonhos que o guiaram desde a mudança para Dublin, precisou encarar um desafio inesperado: livrar-se da típica "depressão de domingo à noite" causada pelo início, na segunda-feira, de mais uma semana de trabalho que não preenchia um propósito. Neste livro, o autor revela como as portas se abriram em sua vida de brasileiro na "Ilha Esmeralda", em uma desafiadora jornada à procura de viver com propósito todos os dias - até descobrir que trabalhar às segundas, terças ou inclusive aos sábados de manhã pode ser incrível.

Autor: Edu Giansante (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2020)

Pedro Hermano
Capa_Marketing_Digital_Imobilia%C3%8C%C2
Marketing Digital Imobiliário

Com este livro, Pedro Hermano prova de uma vez por todas que o Marketing Digital é a solução para o mercado imobiliário vender mais pelo menor custo.

 

Por meio de uma estratégia assertiva, sólida e bem fundamentada, o autor revela como construtoras e incorporadoras devem usar a internet para garantir vendas muito mais rápidas, baratas, mensuráveis e eficientes.

Autor: Pedro Hermano (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2020)

Arnaldo
Livro Arnaldo de Oliveira Borba
Arnaldo de Oliveira Borba: Um homem do século XX

“Este livro apresenta uma história que Maria de Lourdes, minha esposa, conta sobre seu pai, Arnaldo de Oliveira Borba, nascido em 27 de abril de 1910 e falecido em 14 de julho de 1992. Trata-se de uma homenagem a um homem simples, com pouca instrução, mas com muita sabedoria, firmeza e muita doçura." Roberto Bruno Salvador, genro de Arnaldo
 

Autora: Maria de Lourdes Borba Salvador

Editora: Vidaria Livros (2020)

Elaine Leite
Captura%2520de%2520Tela%2520(378)_edited
As vitórias são feitas de batalhas

Elaine Leite Shimabukuro resolveu escrever sua trajetória para que seus filhos e netos pudessem conhecer um pouco mais de sua caminhada. Grata pelo o que é, a autora sente orgulho ao ver o carinho que seus filhos Juliana e Gustavo dedicam ao Jorge, pai deles, o que demonstra que foi uma mãe sensata. Também é orgulhosa da carreira profissional que trilhou e de saber do crescimento profissional de pessoas que iniciaram suas carreiras sob sua liderança. Elaine leva no coração uma frase da canção “Coração Pirata”, cantada pelo grupo Roupa Nova: “As pessoas se convencem de que a sorte me ajudou, mas plantei cada semente que meu coração desejou”. “Sim, eu plantei boas sementes”, diz a autora.
 

Autora: Elaine Leite Shimabukuro

Editora: Vidaria Livros (2020)

Marco Legal
Capa_edited_edited.jpg
Contratação de Inovação na Justiça com os avanços do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) traz uma importante possibilidade em relação à contratação de tecnologias. Um dos principais instrumentos jurídicos previstos nele, a Encomenda Tecnológica (ETEC), permite a contratação direta para o desenvolvimento de determinadas soluções, possibilitando que projetos sejam iniciados com maior agilidade. 

 

Esta obra traz caminhos possíveis para que lideranças e gestores se sintam inspirados, seguros e encorajados a contratar e a patrocinar investimentos em inovação, especialmente a tecnológica, e a promover a transformação necessária em suas instituições por meio da nova legislação
 

Autores: Ademir Piccoli; Antonio Rolemberg; Eduardo  Toledo; Gustavo Schiefler; Juliana Crepalde, Rafael Dubeux. 
 

Prefácios: Gustavo Justino de Oliveira; Nivio Ziviani


Editora: Vidaria Livros (2020)

K2
Para Além do K2
Para além do K2: Minha viagem pelo mundo em busca de adrenalina, aventura e momentos de conexão com a vida

Por cerca de 20 anos, Bernardo Motz conviveu com o sonho de chegar até o acampamento-base do K2, no Himalaia, conhecido como a montanha mais perigosa do mundo. Quando criança, ele viu a foto do gigantesco monte coberto de neve nas páginas de um livro e prometeu a si mesmo que um dia faria sua própria foto naquele lugar. 
 
Dito e feito: em 2019, lá estava ele, aos pés da tão sonhada montanha. Nesta obra, o autor nos leva para viajar junto com ele na jornada que o levou alcançar o K2. Em 15 anos, já viajou a mais de 30 países, sempre em busca de aventuras que o desafiam. Do trekking no Himalaia rumo ao K2 a safáris em países da África, passando por práticas de snowboard, esqui, heli-esqui, bungee jump, paraquedismo e mergulho em cavernas ao redor do mundo, Bernardo nos convida a aventurar-se com ele não apenas para o exterior, mas para a sua descoberta de um novo “mundo” interior: o do Bernardo viajante.

Autor: Bernardo Motz (com Gabriela Gasparin e Roseane Aguirra)

Editora: Vidaria Livros (2021)

ISBET
ISBET 50 anos - ISBET 50 anos - Uma saga a seviço da inclusão social
Uma saga a serviço da inclusão social

Cinco décadas se passaram sem que houvesse um registro escrito sobre a saga do Instituto Brasileiro Pró-Educação Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), que completou seus 50 anos de história em 2 de agosto de 2021. Ao longo dessa jornada, fundadores, conselheiros, colaboradores, estagiários, jovens aprendizes, entre outros, ofereceram seu dia a dia na construção dessa instituição. 

Esta obra, portanto, não é apenas o registro dos primeiros memoráveis 50 anos da instituição. É, sobretudo, o compilado dos primeiros capítulos de uma história que continuará sendo escrita por todos os que seguem dando sua garra e energia para o crescimento do ISBET e em busca de preparar cada vez mais jovens brasileiros para o mercado de trabalho. 

Autor: Luiz Guimarães Mesquita (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2021)

O Quinto Ninja
O_QuintoNinja
O Quinto Ninja: A história da criação da urna eletrônica contada por um de seus participantes

O autor apresenta a história da criação da urna eletrônica diante de sua perspectiva como dos “ninjas”, como ficou conhecido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o seleto grupo de consultores que participou do projeto para que a informatização do voto se tornasse uma realidade no país.

 

Giuseppe recebeu o convite para fazer parte do time assim que se apresentou na corte, no começo de 1996. Ele havia passado em primeiro lugar no concurso de 1995 para o cargo de analista judiciário para a área de Informática. 

Com bastante bom humor, na obra o autor traz relatos surpreendentes e bastidores desta história que coloca o Brasil como destaque no que diz respeito ao uso de tecnologia e inovação pelo setor público.
 

Autor: Giuseppe Dutra Janino

Editora: Vidaria Livros (2021)

Eu não tava lá
Eu não tava lá.jpg
Eu (não) tava lá

Braian Rizzo decidiu que, toda segunda-feira, ligaria para uma pessoa diferente e pediria para ela lhe contar uma história pessoal. Isso foi em 2018 e, de lá pra cá, ele registrou cada uma dessas ligações em um podcast chamado Eu Tava Lá. No livro, Braian conta para o leitor 30 das suas histórias favoritas. Nas suas próprias palavras e em uma construção completamente diferente de como foram narradas ao telefone, o Eu (não) Tava Lá é umacoletânea de "causos" de pessoas comuns que nos divertem nos fazem lembrar de coisas malucas que já aconteceram em nossas vida também.

 

Autor: Braian Rizzo (com Gabriela Gasparin)

Editora: Vidaria Livros (2022)

Inquieta Razão
Inquieta razão

Em Inquieta Razão: Relatos poéticos que entrelaçam a potência da vida à vulnerabilidade de um diagnóstico de câncer de mama, a bailarina Marília Costa compartilha os relatos que escreveu em seu blog durante o tratamento de um câncer de mama diagnosticado quando tinha apenas 28 anos, em 2013.


Singelos, mas profundos, seus textos narram uma trilha composta por cirurgia, sessões de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e hormonioterapia e, principalmente, relatos de fé, cumplicidade, coragem, desapego, amizade, resiliência, amor e gratidão. Seus escritos revelam o quanto os caminhos podem se transformar quando abrimos o olhar para as sincronicidades e belezas presentes em todo e qualquer percurso.

Autora: Marília Costa

Editora: Vidaria Livros (2022)

Judiciário 4.0
Judiciário 4.0

A tecnologia transforma, inova e evolui o mundo de hoje. O aumento da capacidade computacional exige que as organizações se preocupem com uma estrutura de Tecnologia da Informação (TI) para suportar todos os processos do negócio. Nesse aspecto, entra a essencialidade da Governança de Tecnologia. Ela compõe a Governança Corporativa e tem a nobre missão de alinhar os objetivos estratégicos da TI com os do negócio, direcionando, ainda, a gestão das ferramentas, recursos e soluções tecnológicas. 

 

Na leitura deste livro, você entenderá o quanto a Governança de TI é fundamental para a transformação digital do nosso Poder Judiciário.

Autor: Ivan Lindenberg Junior

Editora: Vidaria Livros (2022)

Contos e Desencontros
Contos e desencontros

Da infância vivida na pequenina cidade de Vera Cruz do Oeste, no interior do Paraná, Théa Prado resgata suas mais singelas e afetuosas memórias para formatar uma imensidão de amor e carinho em texto. 

 

A obra abrange desde a história da fundação da cidade, erguida onde antes era só mato por migrantes que buscavam uma vida melhor para suas famílias em meados da segunda metade do século XX, aos “causos e acasos” particulares que permeiam as lembranças e a trajetória da família da autora — de origem italiana, espanhola e indígena. Contos e desencontros: uma história para contar é um registro pessoal e familiar, mas também histórico e cultural.

Autora: Théa Prado

Editora: Vidaria Livros (2022)

Marlene
A cidade que Deus deixou

A obra narra a saga de Maria e Severino, que seguiram um caminho muito comum aos nordestinos dos anos cinquenta: buscar uma vida melhor na grande cidade. Setenta anos depois, a trajetória do casal foi registrada por uma de suas filhas, Marlene, motivada pela comemoração dos noventa anos de vida da matriarca.

Para a escrita da obra, a autora Marlene de Oliveira passou pela consultoria da Vidaria Livros.

Autora: Marlene Gomes Guimarães de Oliveira

Editora: Fontelene Publicações (2017)

Vidaria edição 1
Vidaria - Uma coletânea de sentidos da vida - 1ª edição

Após realizar cerca de 130 entrevistas com pessoas de diferentes realidades sobre o sentido da vida, Gabriela Gasparin selecionou 40 depoimentos para a publicação desta obra. Entre eles estão líderes religiosos, moradores de rua, ex-criminosas, milionários e pobres, crianças e idosos, artistas e empresários. Há, ainda, depoimentos de quem foi diagnosticado com doenças graves, como um câncer ou o vírus do HIV. As histórias são separadas por capítulos e ensaios sobre amor, aproveitar a vida, evolução, família, Deus, trabalho e realização de sonhos. O prefácio é do filósofo Arthur Meucci, coautor do livro “A vida que vale a pena ser vivida”, escrito junto com o professor Clóvis de Barros Filho.

 

Autora: Gabriela Gasparin

Editora: Autografia (2015)

bottom of page